19301940sbolsascomo montar seu figurinocrochêhistória da modameus projetosreprodução históricatécnicas vintage
Projeto histórico finalizado: sacola de compras de 1935 (mas que pode ser dos anos 1940 ou 1950s também)
Fiz uma sacola de compras de 1935, mas que também se usava nos anos 1940s e 1950s 😁
Num mundo sem sacolinhas de plástico como você carregaria as coisas do mercado??? 😑😑
Aliás, não apenas sem sacolinhas: sem grandes redes de supermercado, sem estacionamento e sem Uber? Em resumo, num mundo feito de quitandas e mercearias.
A resposta é: com uma bolsa de pano, ou de lona, com um saco de papel ou uma sacolinha de crochê ❤Não que o mundo fosse assim.....sustentável (até porque este termo acho que nem existia). Mas eram as possibilidades que estavam à mão 😂😂
Sacolinhas de compras de crochê e algumas até de tricô apareciam com frequência em revistas femininas de meados do século XX. Lá por 2015, elas voltaram à moda, mas muita gente nem pensa que elas podem ser tão antigas!!!
Lá nos anos 1930 e 1940 já eram consideradas resistentes (não rasgavam fácil) e funcionais. Haviam vários modelos, em várias cores e materiais.
Sacolas de compras de crochê dos anos 1940s. Fonte: Cinnnamon Cinders (Etsy) |
A foto abaixo, de 1942, é de uma porpaganda da confecção inglesa Berkeley Utilities, que na ocasião estava fabricando vestidos já dentro dos padrões de racionamento vigentes por lá durante a Segunda Guerra Mundial.
Veja que a moça de rosa usa uma clutch na mão direita e uma sacola de compras de crochê na mão esquerda. O uso destes objetos em fotos relacionadas ao traje feminino do dia-a-dia, num momento em que luxos e coisas fora da casinha não se justificavam, pode indicar como estas sacolas eram populares no cotidiano.
1942: propaganda de vestidos da Berkely Utilities, onde a sacola de compras é vista como acessório |
A minha reprodução foi feita a partir de uma receita francesa de 1935, apresentada na revista Les Tricots. Essa revista foi um achado de verdade, num sebo de Minas Gerais, e era importada para o Brasil já naquela época.
Gosto muito das ilustrações da receita, que mostram uma mulher bem classuda e formal, totalmente de acordo com 1935, usando uma bolsa à primeira vista tão simples.
1935: as ilustrações da receita mostram uma mulher, vestida com um costume e gola de pele e portando a bolsa de compras de crochê. |
Voltando a falar da bolsa, foi feita com o material mais próximo ao sugerido (algodão perlé na cor preta). Mas não bastando, fiz duas! Uma na cor creme também.
Sacola aberta, sacola fechada e a revista de onde veio a receita |
Elas têm um compartimento para se "autoguardar" em uma bolinha, ocupando pouco espaço na bolsa "de sair". A forma de fazer isso é fazendo duas vezes o fundo redondo, e unir a metade de cada um com uma costura. A partir daí, é só ir fazendo os arcos de crochê. Realmente não tem mistério!
Isso me faz pensar como o design dos anos 1930 era inteligente e funcional. Algo que fosse usado no dia-a-dia não deveria ser um estorvo e, além disso, deveria ser atraente para combinar com roupas mais simples ou com roupas mais formais. Lindo.
Sacola de compras fechada para guardar |
Gostei também do fato delas combinarem com a moda atual também, então não destoam do jeans e camiseta e acabam sendo úteis.
Tenho uma sacola grande com umas 150 sacolas de plástico e não aguento mais esse oceano! kkkk por mais que eu gaste usando para o lixo, é sacola que dá pra uns seis meses! Está aí um motivo para reduzir o uso: simplesmente não preciso de tantas delas. E você, também tem este estoque sem fim?
Uma das sacolas aberta e com objetos. |
Se tinha no Brasil??? Tinha sim. Se não tivesse, não havia como ir ao supermercado 😆
A foto abaixo mostra uma parecida, publicada na Revista da Semana em 30/11/1940 e disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional Brasileira. Na Revista Tricô e Crochê tem algumas, mas agora tô sem tempo de procurar 😆 Então, coloco ela aqui para que você possa fazer a sua 😆.
Pronto, agora você pode fazer a sua sacola reutilizável vintage e aumentar suas possibilidades de figurino dentro do estilo. Espero que tenham gostado!
3 comentários
Adorei. Quero fazer uma pra quando puder voltar a passear e ir na feira.
ResponderExcluirBoa noite! Você pode enviar o passo a passo para confecção da bolsa/sacola?
ResponderExcluirAmei seu blog! To começando agora na costura e croche mas já quero muito uma sacola dessas! Vc tem canal de youtube com tutorial?
ResponderExcluir