Pode ser uma moda passageira, mas os anos 1920s estão na cabeça e no Big Brother Brasil 21. Parece estranho ver de repente tantos lenços e bandanas na TV. Mas enfim: de onde veio essa moda?
São várias as teorias para o seu uso em ma ssa entre as participantes do BBB 21: um artifício para esconder as raízes do cabelo após três meses sem tintura ou alisamento, disfarçar um cabelo que não foi lavado no dia...ou que elas estariam seguindo a tendência de algumas estrelas do hip hop e do pop. Há também a teoria de que a participante Carla Diaz, buscando ter um estilo marcante no programa, foi orientada por sua consultora a usar o adereço. E lá dentro mesmo o adereço pegou!
2021: participantes do BBB21 vestindo lenços e bandanas. |
Lenços vem e vão na longa estrada da moda do século XX. Contudo, pouca gente sabe que há 100 anos, nos anos 1920s, o lenço era um acessório versátil, perfeito para complementar o traje de uma forma simples e atual 😎 e as estrelas de cinema foram seu principal meio de divulgação.
1920s: moça com lenço de seda, com amarração traseira |
Segundo o livro "Style Me Acessories: a guide for collectable hats...", os lenços tornaram-se populares nos anos 1920s com a evolução, da escala artesanal para a escala comercial, da técnica da serigrafia, que realiza a impressão de tecidos por meio de tela para estêncil.
Este impulso então colocou no mercado lenços e echarpes em abundância, que combinavam bem com o estilo tubular dos vestidos do início dos anos 1920.
Homem trabalhando no ofício da serigrafia. Fonte: "A Story of Screenprinting" |
A serigrafia era aplicada em seda, mas também em rayon, um tecido próximo à viscose, naquele momento conhecido como "seda artificial".
Durante os anos 1920s e 1930s, as estampas seguiam as tendências da época: formas geométricas, em cores contrastantes e ousadas, seguindo os padrões da estética art-dèco.
1920s: a atriz Evelyn Brent. |
Os lenços eram (e podem) ser amarrados em pelo menos duas combinações: cobrindo todo o alto da cabeça, como as meninas do BBB (ah, é por isso que estamos aqui 😃) ou em forma de faixa dobrada sobre a testa, com um laço lateral.
1920s: a atriz Doris Keynon, com lenço de seda com laço lateral. Fonte: Fine Art America |
Este novo perfil em adereços de cabeça contrasta bastante com aquele utilizado na Era Eduardiana, apenas uma década antes (1910s). Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os chapéus grandes, cheios de penas e adereços perderam seu espaço. Com várias estampas e cores, os lenços se tornaram um acessório prático e moderno, caminhando lado a lado com o otimismo e a jovialidade do pós-guerra.
Na virada da década de 1910s para 1920s, os cabelos passam por uma transição importante: caem de moda os cabelos longos e a mulher adota as madeiras curtas em definitivo. Portanto, é raridade encontrar fotos e ilustrações femininas com os cabelos longos.
1919: a atriz Mabel Juliene, vestida em seda estampada, na capa da revista americana Motion Picture Classic. Fonte: Famous Fix |
No começo dos anos 1930s, os lenços ainda eram bem populares. Eram usados principalmente em ambientes de praia, onde predominavam os quimonos estampados, as calças ao estilo "pantalona" e os maiôs de tricô.
1930: a atriz Gloria Swanson. |
Posto isso, são frequentes as vezes em que o lenço aparece nas recriações de figurinos ambientados na década de 1920s. Filmes como "O Grande Gatsby" (2013), séries como "Downton Abbey" e, inclusive novelas como a brasileira "O Cravo e A Rosa" (2000) ilustram suas mocinhas com o famoso acessório, sobretudo em situações mais informais e descontraídas, durante o período diurno.
2000: a atriz Adriana Esteves como "Catarina", em O Cravo e a Rosa. Fonte: Rede Globo |
Nos anos 1960 e 1970, os lenços voltam novamente. Mas então é outro momento, outro contexto social e outra história 😊
E você, vai aderir a esta moda?
A volta do lenço tem tudo para pegar nas ruas, pois é um acessório acessível e democrático. Você aderiria a esta tendência, considerando todo este background maravilhoso dos anos 1920s e 1930s?
E a dúvida histórica final é: será que sem a evolução da serigrafia e sem o protagonismo das estrelas do cinema, o lenço teria sido, ainda sim, um acessório tão marcante na década de 1920s?
Enfim, com todo esse buzz em cima dos lenços e do BBB (😌), até eu, a autora deste blog, me animei em fazer um look inspirado nesta década. Porquê não entrar no clima?
Espero que tenham gostado do artigo!