1960s: Como baixar os moldes dos vestidos da designer britânica Mary Quant??
Vamos fazer um vestido dos anos 1960? 😃
O Museu Victoria and Albert (V&A Museum) em Londres está promovendo uma exposição retrospectiva sobre a obra da estilista inglesa Mary Quant (1934-1990), uma das mais importantes do Reino Unido. Mary Quant simplesmente revolucionou o modo de vestir feminino nos anos 1960, traduzindo as tendências da geração londrina do pós-guerra que buscava roupas mais confortáveis, mais curtas e juvenis.
Uma pequena amostra da exposição. Fonte: V&A Museum. |
Como nem todo mundo tem dinheiro tempo para dar um pulinho rápido em Londres para ver a exposição, o museu ofereceu uma alternativa bem legal para participar das comemorações: dois moldes gratuitos inspirados em seus vestidos mais icônicos: o minidress ou vestido "Minissaia"; e o vestido "Georgie", de 1962.
Quem faz o vestido pode marcar uma postagem no Instagram com a hashtag #WeWantQuant . A galeria já tem vários exemplos de costureiras do mundo todo ♥ A exibição vai até 15 de fevereiro de 2020, então ainda dá tempo de participar da campanha!
Mas se não der tempo, tudo bem!!! Faça o vestido mesmo assim!
Uma das versões do vestido Minidress ou Minissaia. Fonte: V&A Museum. |
Todas as informações constantes abaixo foram publicadas pelo Victoria and Albert Museum nestes links: "Minidress" e "Georgie". O meu objetivo é dar uma mastigada no assunto dos moldes, pra facilitar sua escolha entre costurar um vestido mais rodado e romântico do começo da década de 1960, ou mais curto e rebelde, como o vestido Minissaia 😊 e como escolher o tamanho, modelo correto e a recomendação de tecidos.
O vestido Georgie original, de 1962. |
O nível de costura esperado é de um iniciante avançado para o vestido Minissaia e intermediário avançado para o vestido Georgie. Então espera-se que você já tenha noções de como cortar um molde corretamente conforme o fio do tecido. Por outro lado, você poderá aprender novas tarefas como colocar um forro, por exemplo. É uma ótima oportunidade para ampliar seus conhecimentos!
Quem foi Mary Quant?
Mary Quant foi uma estilista e modelista autodidata (!). Para aprender o design das roupas, ela utilizava moldes de costura comerciais e criava novos modelos.
Em 1955, aos 20 anos e no auge das saias rodadas e delicadeza em tons pastel dos anos 1950, Mary Quant abre a loja "Bazaar" junto com seu marido Alexander Greene, já inovando com os seguintes produtos:
- meias coloridas e em tons vibrantes, como vermelho e mostarda;
- cardigãs masculinos longos o suficiente para serem usados como vestidos;
- colarinhos brancos de plástico para vestidos escuros.
Nos anos 1960, Mary já não trabalhava mais sozinha, mas com 18 confecções que produziam suas peças em massa. Sua loja era então um ponto conhecido em Londres, por apresentar novas coleções com frequência quase diária, funcionar com horário estendido e ser uma das poucas opções para moda jovem na ocasião.
Sobre a minissaia, Mary Quant diz:
Foram as garotas da King's Road que inventaram a mini. Eu estava fazendo roupas fáceis, jovens e simples, nas quais você pudesse se mover, correr e pular e nós as fazíamos com o comprimento que a cliente queria. Eu as vestia muito curtas e os clientes diziam: "mais curtas, mais curtas."
Rola uma grande polêmica sobre ela ter sido a inventora ou não da famosa minissaia, visto que outros estilistas, como Andre Courrèges (em 1964) e John Bates (1966), criaram peças semelhantes. O fato é que foi Mary quem a nomeou em torno de 1966 ou 1967, chamando-a com o nome de seu carro preferido na época, o Mini.
1967: Mary Quant em seu estúdio em Londres. Fonte: The Guardian. |
O fato, porém, é que Mary inventou, ou senão, popularizou, diversas peças além das minissaia que transformaram o guarda-roupa feminino não só no Reino Unido, mas em todo o mundo (e mais bolsa, sapato, maquiagem e por aí vai).
Tudo o que você precisa saber sobre os moldes da Mary Quant / V&A Museum
Primeiro é preciso informar que o molde, as instruções e os vídeos explicativos são todos em inglês e não tem legenda, porque o museu fica na Inglaterra (😅😅). Então, pelo menos um básico é necessário, para conseguir identificar quais são as peças do molde (sleeve = manga e por aí vai). Google Tradutor também ajuda 😉
Este não é um tutorial porque ele já existe (em inglês, nos vídeos, mas dá pra acompanhar de boa porque eles têm excelente qualidade)... então esta postagem é um caminho inicial para obter os moldes e selecioná-los do tamanho correto ao seu corpo (o que é meio complicadinho lá no site do Museu).
Variações de modelo e indicações de tecidos:
O vestido Minissaia pode ter suas peças combinadas em diversos modelos. A gola pode ser quadrada, redonda (Peter Pan) ou com lacinho. O decote pode ser em gota ou com zíper. E você pode escolher entre fazer sem mangas ou com mangas longas (e ainda com ou sem punho!). Um mar de possibilidades.
Variações do vestido Minissaia. Fonte: Museu Victoria and Albert. |
Para o vestido Minissaia, os tecidos sugeridos pelas instruções são:
- Algodão para um vestido de verão;
- Tweed ou corduroy para um vestido de inverno;
- Brocado para uma festa;
- Renda para um casamento;
- Veludo de algodão com mangas em crepe georgette só pra chocar mesmo 😃;
A metragem sugerida é de 2 metros (sem mangas) a 2,5 metros (com mangas) e mais 40 cm de interface.
O vestido Georgie não tem variações de gola ou mangas. O tecido sugerido é um algodão 100% ou misto (4 metros). Também é necessário um tecido para o forro (1 metro).
Como imprimir:
Os moldes foram criados pela empresa Alice & Co Patterns, inspirado nos vestidos da Mary Quant. Ele pode ser baixado gratuitamente em PDF e impresso em formato A4 ou A0.
Mas antes de tudo, o lembrete: o molde é de propriedade do V&A Museum e não pode ser vendido em nenhum formato!!! (chupins, estamos de olho!).
Baixando em A4:
- O PDF varia de 17 a 32 páginas. Você precisará recortar e colar os pedaços do molde, e isto pode demorar o dia inteiro (acredite!). Se fizer em casa, imprima em full scale e compare se o quadrado de teste está medindo exatamente 5 cm (caso contrário, seu molde vai sair com a medida errada).
Baixando em A0:
- O PDF varia de 1 a 3 páginas. Deve ser impresso em loja de impressão ou gráfica. O preço varia de R$24 por página colorida. Eu acho mais negócio do que recortar/colar as folhas A4.....
Tabela de tamanhos:
Ambos os vestidos estão enquadrados no padrão inglês (UK) de tamanho, ou seja, você vai encontrar os tamanhos "6 a 22".
Meça seu busto, sua cintura e seu quadril em centímetros. Traduzindo o padrão UK para o padrão métrico usado no Brasil, o Vestido Minissaia fica assim:
Ou seja, se o seu busto estiver em torno de 95 cm e quadril em torno de 105 cm, então você tem que baixar o molde de tamanho 14 e seguir a linha laranja.
(eu prefiro utilizar sempre o busto como medida guia...)
(eu prefiro utilizar sempre o busto como medida guia...)
Exemplo: Meu busto é 84 cm, minha cintura é 74 cm e meu quadril é 96 cm. Eu vou escolher o tamanho 10 (linha verde-limão), mesmo que o busto do molde seja um pouco maior (aumento o tamanho da pence) e a cintura do molde seja menor (a cintura é bem soltinha, então creio que não ficará apertado).
As medidas finais do molde do "vestido minissaia" já cortado são apresentadas na tabela seguinte. Isso vai te ajudar a entender se é necessário modificar o molde alguns centímetros ou não.
E aqui as medidas finais do molde cortado. Gente, isto não quer dizer que você tem que escolher a numeração justa nas suas medidas! Esta segunda tabela é só para o caso da pessoa que costurar planejar alguma alteração. A tabela certa para escolher sua numeração é a de cima ("conversão de medidas").
Links, instruções e vídeos
Agora que você já identificou o seu tamanho, seguem os links para o Vestido Minissaia:- Vestido Minissaia - Versão A4 no tamanho 6 a 14;
- Vestido Minissaia - Versão A4 no tamanho 16 a 22;
- Vestido Minissaia - Versão A0 no tamanho 6 a 14;
- Vestido Minissaia - Versão A0 no tamanho 16 a 22.
As instruções de costura e vídeos estão em inglês e aqui segue o texto em PDF mostrando as variações:
- Instruções do vestido Minissaia (PDF em inglês)
- Vídeo 01 (em inglês)
- Vídeo 02 (em inglês)
- Vídeo 03 (em inglês)
Agora seguem os links para o Vestido Georgie:
As instruções de costura também estão em inglês, mas neste caso não tem vídeo:
O meu modelo escolhido é o de Minissaia com decote de gota e gola redonda, que farei com tricoline estocado em casa 😃
Meninas, boa sorte (!) e não deixem de me contar sobre o projeto de vocês!
Dúvidas nos comentários 😁😂
2 comentários
Não entendi o esquema dos tamanhos. Meu busto é 96 e meu quadril 104. Devo escolher o tamanho 12 ou o 14?
ResponderExcluirOlá, Bruna! Seu tamanho é o 14.
Excluir