Porque dei uma sumida daqui e do mundo em geral...mas está tudo bem!

by - junho 06, 2022

Oi!

Já faz tempo que não publico aqui e há 5 meses simplesmente optei por destruir (com muito prazer!) o meu Insta dessa página. Como ao longo desse tempo algumas pessoas perguntaram o que tinha acontecido, agora me sinto confortável para falar sobre isso. Mas já adianto que não vai nada bombástico, porque na realidade...está tudo bem!!!

Primeiro, a pandemia veio pra arrebentar, né? Como todo mundo, tive alguns problemas/excesso de trabalho que foram reduzindo minha vontade de interagir, de postar, etc. Simplesmente sumiu, e a vontade de acompanhar outros perfis também sumiu.

Teve gente que conseguiu se virar legal, fazer canal no youtube e que até vive disso. Minha conta no Insta também cresceu bastante em 2020 e 2021. mas percebi que ensinar e passar tempo nas redes/criar conteúdo não é mais a minha pegada e nem minha forma de expressão. 

Eu também estava sendo muito cobrada para falar de assuntos que não me interessavam muito. Um exemplo: penteados. Acho bonitos os cabelos vintage, sei fazer o meu, mas não sei ensinar. Tem muitas meninas dando dicas melhores que as minhas lá na Universidade do Youtube rsrs não tenho nada a acrescentar. 

Também me pediam muito pra ensinar roupas e gente....não sou professora de modelagem e de costura, costuro por hobby e me sinto sempre uma aprendiz....ensinar a fazer roupa é algo complicado, depende de ir a fundo ensinando como se faz o bloco inicial, pences, correções do modelo no corpo...e isso se aprende na escola! No curso! Ou se debruçando sobre os livros. Calculadora na mão, lápis, régua, papel pardo e pilotos por alguns meses. Não são um ou dois vídeos que resolvem.

Além disso, corto tecido no chão, só faço as coisas à noite na pequena sala da minha casa, costuro numa máquina bem simples...ensinar realmente não é minha pegada e nem tenho o ambiente. E pra mim é perda de tempo gravar, editar, etc, porque não é minha meta de vida (afinal, tbm trabalho e sou dona-de-casa né rsrs). E tá tudo certo!!!!

Segundo: sou mesmo muito viciada em moda do fim dos 1930 e começo dos 1940, pelo período Entreguerras e Segunda Guerra Mundial. É uma paixão que me fez aprender a modelar, a costurar, a tricotar (o mais difícil) para ter essas roupas. Eu já fazia crochê a vida toda, mas precisava de mais. E corri e fui atrás e cada dia ainda é um novo aprendizado. Fiz meu acervo de revistas de época também, para pesquisar na fonte (tenho umas 300 só de 1930 a 1950). Tenho também alguns sistemas de modelagem e itens de costura antigos que nunca nem comentei aqui. Relíquias reais.

Mas é aí que está o problema: eu queria compartilhar e aprender com outros makers do meu período (1930 e 1940), com a galera que põe a mão na massa para reproduzir essas roupas. Pois é....em 4 anos que divulguei "essa moda" no Insta, apareceram alguns interessados, mas não vi ninguém efetivamente indo a fundo, mergulhando e fazendo um vestido, uma simples camisa (na verdade, vi uma moça só). As pessoas desistem. Algumas sem nem tentar.  

Tem a coisa tbm que eu queria falar mais de tricô e crochê e ninguém estava muito interessado nessas técnicas.

Eu não queria só elogios, eu queria troca de experiências. Queria me inspirar no trabalho dos outros, e não ser apenas aquela que inspira.

E aí notei tardiamente que não existe comunidade vintage no Brasil que produza moda de época do meu período (1930s/1940s...repetir nunca é demais rsrs). Vejo a galera costurando reproduções do século 18 e 19 com mais entusiasmo. Tem também a comunidade pinup, anos 60, mas que têm são objetivos e linguagens diferentes.

Fui ficando cansada de esperar interações mais produtivas......

Uma andorinha só não faz verão.

Um dia talvez apareça mais gente, mas esse nicho não vingou e não vou ficar batendo água mole em pedra dura por mais 4 anos não kkkkkkk

Terceiro: Instagram é uma rede meio tóxica, né? Olha, em quatro anos ativa, passei por alguns desaforos gratuitos, picuinhas, fofocas, falta de interpretação de texto, competitividade....e não é assim que a banda toca, não. Não vou dar detalhes para não alimentar os trolls, mas hoje sou muito mais feliz sem participar dessa rede, vivo em paz. Eu quase nem me lembro daquele perfil! kkkkkkkkkkk Saudades ZERO!

Fora as cobranças....até cobrança pra eu tirar foto, fazer tipo "ensaio" tinha....ai, já basta o algoritmo. Melhor excluir logo. É sobre isso rsrsrrsr ai, chega rsrsrsr

Claro que tinham pessoas legais, com quem conversava inclusive sobre outros assuntos! Mas quando fiz as contas, foi um boa escolha pra mim sair da rede social.

E como vai ficar este blog?

Gente, não sei.

Continuo fazendo minhas peças e mostrando (ou não) nos grupos do Face, no Ravelry e em outros perfis onde troco figurinhas com pessoas que estão fazendo também roupa do meu período (fora do país, infelizmente). Resolvi ir direto ao que eu queria. Posto no meu ritmo, quando tô com vontade. Tem roupa que uso e não posto. Tem roupa que costuro e não fotografo o processo. Tem roupa que só mostro pros meus amigos próximos. Gosto daqui do blog, mas a vida vai chamando para outras prioridades. 

Mas tô em paz! Tô feliz! É a última vez, a definitiva, em que falo sobre esse assunto. Espero não ouvir mais ninguém chorando pelo defunto rsrsrs Cada pessoa tem seus motivos pra seguir. Vamos indo em frente!





You May Also Like

1 comentários

  1. Oi Kati,
    Fiquei um tempo longe da rede e quando fui procurar pelo teu perfil não encontrei e por isso,
    fico feliz em te encontrar por aqui e, em saber que estás bem.
    Mesmo não sendo uma adepta da moda dessa época eu curto algumas peças sim.
    A época que eu mais curto é a do anos 80 😊
    Um forte abraço e até breve 🥰

    ResponderExcluir

Instagram

- Todos os direitos reservados a Katiúcia de Sousa Silva - Por favor, não copiar o conteúdo desta página sem mencionar a autoria.