Blogando mais de boa OU sobre ser um blog de moda e não um site de moda OU reflexões persistentes

by - novembro 17, 2019

É engraçado.


Sempre li muitos blogs. O que me atrai a estes valiosos documentos da internet é o caráter pessoal das coisas: saber das experiências de alguém, das descobertas, dos fracassos, dos pensamentos e sentimentos das pessoas sobre um assunto específico. 

Meu blog favorito, disparado, é o da Vintage Traveller. Há 10 anos, ela comenta sobre peças que ela encontrou em feiras de antiguidades e museus. Ela traça histórias de estilistas mais afastados do mainstream, fotografias, objetos e revistas antigas e outras coisas obscuras do passado da moda. E ela conta histórias. De forma absolutamente natural e envolvente.

Outra pessoa que gosto de ler é Ugly Dame. Ela bloga mais sobre costura e modelagem histórica dos anos 1940 (porque ela estuda este período), postando sobre os vestidos e conjuntos maravilhosos que ela faz com o método Lutterloh e outros moldes. Aquele blog bem caseirinho, simpático, tranquilo, um blog de experiências.

Outro blog que me inspiral é o da Vintage Gal. Ela é bem conhecida no mundo vintage porque foi uma das primeiras corajosas a recriar uma peça de crochê dos anos 1930 para aumentar o seu guarda-roupa com estética vintage.

Então....elas me inspiram porque elas tem blogs e não sites. Lá elas escrevem sobre seus hobbies, que são um aspecto de suas vidas.

Às vezes recebo pedidos para escrever sobre determinados temas. Alguns já estão na minha lista, aguardando o momento em que estarei na vibe para aquele assunto. É que meu raciocínio não é linear. Um dia tô querendo falar dos anos 1950 e no outro descobri algo tão legal dos anos 1910 que deveria muito entrar na frente. E aí interromper estes processos é meio....não é muito espontâneo.

Fica uma coisa assim...meio trabalhar por demanda. E meu, a coisa que menos tô querendo ultimamente é trabalhar, ainda mais por demanda 😂😂

Faço muitos crafts desde pequena e ver como eles funcionam para a moda da primeira metade do século XX atiça a minha criatividade, me intriga, me movimenta.

Quero compartilhar essas experiências, contar de onde tirei essas referências, como foi o processo, quantas vezes quebrei a cabeça e desmanchei, quantas fracassei. E falar se no final vou ter o meu prêmio que é a uma nova blusa de 1930 ou "um vestido quase autêntico se não fosse novo" dos anos 1940. Ou não. Faz parte.

Também gosto de contar histórias. Olhar um objeto e contar uma história. Olhar uma caixa de chapéus de papelão e perceber um caminho de pessoas comuns que fizeram moda ou que consumiram moda. Tentar indicar suas referências, lugares. 

Um par de luvas não é só um par de luvas.

Escrever os guias de "como montar seu figurino" é um lance ótimo, apesar do trabalho pesado (toda vez é mais de 16 horas de pesquisa,..). Mas não quero me reduzir a eles, ou ser um site de consultas. Não quero nem ter um site....só aquele blog bem caseirinho, simpático, sem expectativasm senta aí e toma um café 👯. 

Eu tô feliz com o blog, só não gosto da pressão. Ah, porque você tem que escrever sobre isso, algoritmo, abrir mensagens nos stories....não, cara, tenho meu ritmo. Tá tudo certo! Não quero ser referência de nada, guru, holofote, celebridade de instagram, sei lá o quê. As pessoas vão chegar até aqui. Porque no final do dia, se eu for tudo isso e o resto da vida estiver insatisfatória porque tô me dedicando só a este deus chamado "internet", tudo vira uma vitória relativa.

Mais ou menos assim: sou a pessoa que economiza no café pensando num lote de revistas antigas, que vai trabalhar de jaqueta esportiva e tênis, que prefere ir ao museu ou ao antiquário a ir num happy hour (inclusive deus me livre), que viajou e quer contar o que viu, que gosta de roupas dos anos 1930 e 1940 e tenta fazer essas roupas. E faz. 

Realmente não sei se é sobre essas coisas que as pessoas estão interessadas em ler, mas são estas histórias que tô querendo contar.

You May Also Like

2 comentários

  1. Me identifico muito com você, alguns desses blogs já acompanhei, e até prefiro quando tem cara de blog mesmo tipo diário sabe?(diário virtual) nos dias atuais acompanho bem pouco pois a falta de tempo e muitos projetos de costuras que começo e não término pq sempre alguma coisa da errado,me frusto muito e não quero mais fazer rsrs mas lendos seus posts me ânimo muito.
    Obrigada bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cherry, acredito que um blog mais neste modelo de diário virtual que vc falou aproxima mais o leitor. Hoje na internet tem muita cobrança por números, estatísticas, presença virtual...mas o que se esquece é que por trás tem gente de verdade, com afazeres e correria...então não dá pra ficar 24 horas conectado. Sobre errar e se frustrar, eu quero fazer um post sobre isso, sabe por quê? Porque eu também erro muito, corto errado, perco pano, costuro e na hora não serve (mas no protótipo serviu) e choro depois. Então também quero falar dos fracassos. No Insta são só os casos de sucesso rsrs mas repara uma coisa: quando a gente erra, aprende sempre algo novo e na próxima acerta. Você também vai ser feliz nas suas costuras!!!

      Obrigada a você e beijosss!

      Excluir

Instagram

- Todos os direitos reservados a Katiúcia de Sousa Silva - Por favor, não copiar o conteúdo desta página sem mencionar a autoria.