3 séries com figurino dos anos 1940 para assistir no Netflix
De vez em quando a Netflix oferece algumas séries que são delícias aos olhos de quem ama figurino vintage e História da Moda. E algumas delas valem a pipoca.
Nesta pequena lista eu reuni só aquelas que só tratam dos anos 1940. Ou seja: muitas camisas e vestidos de botão, muitas saias evasê, terninhos e coletinhos.
Não são figurinos originais como Downton Abbey (não até onde eu saiba), mas contaram com uma equipe de figurinistas que conseguiu definir os principais elementos relacionados a esta década maravilhosa. Alguns deles foram até indicados a prêmios de melhor figurino!
Pra ilustrar melhor, selecionei alguns dos trajes mais legais dando um print nas telas do Netflix (que é a proprietária das imagens) ou procurando imagens nas redes. Deu um trabalhão, mas tenho certeza de que você vai gostar!
1) Hollywood (2020)
Glamour: turbantes e chapéus de feltro, ternos e brilho. |
Período: Pós Guerra (1947-1948)
Gênero: comédia
E a história? Colorida e divertida, esta série mostra a saga de jovens e velhos aspirantes a atores e roteiristas por um espaço no cinema de Hollywood, durante a segunda metade dos anos 1940.
O casaquinho de tricô sempre presente. |
O diferencial é que estes personagens pertencem a grupos marginalizados pela sociedade branca tradicional (como negros, gays e orientais). A questão feminina e do envelhecimento também é abordada, tudo de forma leve e inteligente.
Destaques do figurino:
Tudo é destaque nessa série, mas os figurinos são um espetáculo à parte.
Os terninhos e vestidos usados pelas funcionárias dos estúdios são extremamente bem cortados e refletem a moda austera do período. Ah, e elas nunca esquecem dos chapéus!
Tailleur e o combo vestido de bolinha + casaquinho de tricô. |
Vestidos fluidos de viscose e de seda também aparecem desfilados pelas jovens atrizes, bem como lingeries como combinações e camisolas de seda. Mas o que eu amei mesmo foram as roupas de crochê e tricô da personagem Claire.
Essa blusa de crochê é incrível! Embora ela tenha a silhueta das blusas dos anos 1930s, ela cabe na cena em questão (não vou dar spoiler rs) |
Os trajes masculinos, sobretudo da ala jovem, também chamam muito a atenção! Coletes de tricô coloridos, camisas com estampas e tênis dão um tom mais leve quando comparamos tudo isso aos ternos escuros e tradicionais que geralmente são associados à moda masculina de época.
Os personagens masculinos vestem muitos coletes. Os mais jovens sempre investem nos coloridos. |
Ele calça AllStar, mas reparei em outro detalhe: o pesponto manual na gola da camisa (um acabamento de época). |
Por tudo isso, a série concorreu no quesito "Figurino Histórico" no prêmio PrimeTime Emmys de 2020 :)
2) Alto Mar (2019)
Carolina e Eva: pensa numas meninas encrencadas |
Período: Pós-Guerra (1946-1948)
Gênero: aventura
E a história? As irmãs Eva e Carolina partem em uma viagem de navio da Espanha para o Brasil, descobrindo durante o trajeto vários segredos familiares e intrigas (HÁÁÁÁ). Enfim, prepare-se para cenas eletrizantes rsrsrs
Enfim, novelão!!!! É tão novelão que uma das temporada conta até com um ex-global: o ator Marco Pigossi, ex-Fina Estampa (meodeos, essa novela já era ruim em 2010...porque reprisaram isso?). Mas ele faz o papel bonitinho, bem galã mesmo.
Marco Pigossi mandando currículo para os lugares certos 😀 |
Destaques do figurino:
Nem sempre o figurino é fiel ao período, como por exemplo quando Eva passa a série inteira vestindo calças durante o dia. A calça era sim um item destinado ao contexto sport (caminhadas, jogos de tênis, etc), mas num cruzeiro de luxo parece difícil que se usassem todos os dias.
Mas a personagem de Eva não deixa a desejar no quesito "camisas": quase todas são clássicas, com detalhes como pregas e pespontos, que eram acabamentos bem típicos daquela década.
Eva usando camisa pespontada |
Apesar das calças de Eva, na maior parte do tempo o estilo das roupas é condizente com o do Pós-Guerra num cruzeiro . Destaque para os vestidos e camisas de seda de Carolina, com direito a ombreiras e tudo.
Terninhos e chapéus |
Ah, e não dá pra esquecer da personagem Natália: ela aparece muito menos, mas é a imagem perfeita do glamour da segunda metade dos anos 1940.
A personagem Natalia, sempre com os looks mais elegantes. Fonte: Vertigo Magazine |
3) O Tempo entre Costuras (2013-2014)
Período: final dos anos 1930/começo dos anos 1940
Gênero: drama + aventura
E a história? A costureira Sira Queiroga vive na Espanha durante a Guerra Civil. Acometida por dificuldades no amor e financeiras, viaja para o Marrocos, onde é recrutada como espiã ajudando o governo britânico contra os nazistas.
Esta série vem do livro da escritora espanhola Maria Dueñas, publicado em 2009.
A clássica camisa dos anos 1940, numa versão estampada. |
Lágrimas, drama e fofura. Vai ser difícil não se identificar e torcer por Sira Queiroga! Inteligente e forte, mas meio caipira, a protagonista passa pelos mais diversos perrengues e algumas vezes conta com a sorte, ou com a ajuda dos amigos e amigas.
O que eu gosto mais do figurino dessa série é que , na maior parte do tempo, são selecionadas roupas do cotidiano, mais simples e populares. Bom, pelo menos na primeira fase, porque na segunda fase uma grande reviravolta acontece (novela espanhola! rs)
O roteiro é maravilhoso e as locações são magníficas. Não há como não admirar a decoração clássica e opulenta dos salões e ateliês por onde Sira passa e as tomadas amplas, mostrando não só as roupas, como também a paisagem.
Sira na famosa cena do "traje de tênis" |
Destaques do figurino:
Daniela Ugarte, a atriz que interpreta Sira, é linda! Porém sua beleza fica ainda mais nítida com o belo figurino do fim dos anos 1930 e começo dos anos 1940 desenvolvido para a personagem.
Por Sira ser modista, a questão do figurino é ainda mais interessante, já que são várias as cenas em que ela surge cortando e costurando ou menciona peças ou estilistas icônicos do período.
Sira em suas atividades no ateliê. |
Outro destaque da série são os figurinos de Rosalinda Fox, uma rica inglesa que se torna amiga de Sira. Por seu status social, esta personagem frequenta várias festas, o que nós dá a oportunidade de conferir vestidos de baile.
0 comentários