3 séries com figurino dos anos 1940 para assistir no Netflix

by - setembro 05, 2020



De vez em quando a Netflix oferece algumas séries que são delícias aos olhos de quem ama figurino vintage e História da Moda. E algumas delas valem a pipoca.
 
Nesta pequena lista eu reuni só aquelas que só tratam dos anos 1940. Ou seja: muitas camisas e vestidos de botão, muitas saias evasê, terninhos e coletinhos.

Não são figurinos originais como Downton Abbey (não até onde eu saiba), mas contaram com uma equipe de figurinistas que conseguiu definir os principais elementos relacionados a esta década maravilhosa. Alguns deles foram até indicados a prêmios de melhor figurino! 

Pra ilustrar melhor, selecionei alguns dos trajes mais legais dando um print nas telas do Netflix (que é a proprietária das imagens) ou procurando imagens nas redes. Deu um trabalhão, mas tenho certeza de que você vai gostar!

1) Hollywood (2020)

Glamour: turbantes e chapéus de feltro, ternos e brilho.

Período: Pós Guerra (1947-1948)

Gênero: comédia

E a história? Colorida e divertida, esta série mostra a saga de jovens e velhos aspirantes a atores e roteiristas por um espaço no cinema de Hollywood, durante a segunda metade dos anos 1940.

Série Netflix Hollywood
O casaquinho de tricô sempre presente.
O diferencial é que estes personagens pertencem a grupos marginalizados pela sociedade branca tradicional (como negros, gays e orientais). A questão feminina e do envelhecimento também é abordada, tudo de forma leve e inteligente. 

Destaques do figurino: 

Tudo é destaque nessa série, mas os figurinos são um espetáculo à parte.

Os terninhos e vestidos usados pelas funcionárias dos estúdios são extremamente bem cortados e refletem a moda austera do período. Ah, e elas nunca esquecem dos chapéus!

Tailleur e o combo vestido de bolinha + casaquinho de tricô.

Vestidos fluidos de viscose e de seda também aparecem desfilados pelas jovens atrizes, bem como lingeries como combinações e camisolas de seda. Mas o que eu amei mesmo foram as roupas de crochê e tricô da personagem Claire.

Essa blusa de crochê é incrível! Embora ela tenha a silhueta das blusas dos anos 1930s, ela cabe na cena em questão (não vou dar spoiler rs)

Os trajes masculinos, sobretudo da ala jovem, também chamam muito a atenção! Coletes de tricô coloridos, camisas com estampas e tênis dão um tom mais leve quando comparamos tudo isso aos ternos escuros e tradicionais que geralmente são associados à moda masculina de época.

Os personagens masculinos vestem muitos coletes.
Os mais jovens sempre investem nos coloridos.

Ele calça AllStar, mas reparei em outro detalhe: o pesponto manual na gola da camisa (um acabamento de época).

Por tudo isso, a série concorreu no quesito "Figurino Histórico" no prêmio PrimeTime Emmys de 2020 :)


2) Alto Mar (2019)

Carolina e Eva: pensa numas meninas encrencadas

Período: Pós-Guerra (1946-1948)

Gênero: aventura

E a história? As irmãs Eva e Carolina partem em uma viagem de navio da Espanha para o Brasil, descobrindo durante o trajeto vários segredos familiares e intrigas (HÁÁÁÁ). Enfim, prepare-se para cenas eletrizantes rsrsrs

Enfim, novelão!!!! É tão novelão que uma das temporada conta até com um ex-global: o ator Marco Pigossi, ex-Fina Estampa (meodeos, essa novela já era ruim em 2010...porque reprisaram isso?). Mas ele faz o papel bonitinho, bem galã mesmo.

Marco Pigossi mandando currículo para os lugares certos 😀



Destaques do figurino:

Nem sempre o figurino é fiel ao período, como por exemplo quando Eva passa a série inteira vestindo calças durante o dia. A calça era sim um item destinado ao contexto sport (caminhadas, jogos de tênis, etc), mas num cruzeiro de luxo parece difícil que se usassem todos os dias. 

Mas a personagem de Eva não deixa a desejar no quesito "camisas": quase todas são clássicas, com detalhes como pregas e pespontos, que eram acabamentos bem típicos daquela década.

Eva usando camisa pespontada

Apesar das calças de Eva, na maior parte do tempo o estilo das roupas é condizente com o do Pós-Guerra num cruzeiro . Destaque para os vestidos e camisas de seda de Carolina, com direito a ombreiras e tudo. 

Terninhos e chapéus


Ah, e não dá pra esquecer da personagem Natália: ela aparece muito menos, mas é a imagem perfeita do glamour da segunda metade dos anos 1940.

A personagem Natalia, sempre com os looks mais elegantes.
Fonte: Vertigo Magazine


3) O Tempo entre Costuras (2013-2014)


Período: final dos anos 1930/começo dos anos 1940

Gênero: drama + aventura

E a história? A costureira Sira Queiroga vive na Espanha durante a Guerra Civil. Acometida por dificuldades no amor e financeiras, viaja para o Marrocos, onde é recrutada como espiã ajudando o governo britânico contra os nazistas.

Esta série vem do livro da escritora espanhola Maria Dueñas, publicado em 2009.

A clássica camisa dos anos 1940, numa versão estampada.

Lágrimas, drama e fofura. Vai ser difícil não se identificar e torcer por Sira Queiroga! Inteligente e forte, mas meio caipira, a protagonista passa pelos mais diversos perrengues e algumas vezes conta com a sorte, ou com a ajuda dos amigos e amigas.

O que eu gosto mais do figurino dessa série é que , na maior parte do tempo, são selecionadas roupas do cotidiano, mais simples e populares. Bom, pelo menos na primeira fase, porque na segunda fase uma grande reviravolta acontece (novela espanhola! rs)

O roteiro é maravilhoso e as locações são magníficas. Não há como não admirar a decoração clássica e opulenta dos salões e ateliês por onde Sira passa e as tomadas amplas, mostrando não só as roupas, como também a paisagem.

Sira na famosa cena do "traje de tênis"

Destaques do figurino:

Daniela Ugarte, a atriz que interpreta Sira, é linda! Porém sua beleza fica ainda mais nítida com o belo figurino do fim dos anos 1930 e começo dos anos 1940 desenvolvido para a personagem. 

Por Sira ser modista, a questão do figurino é ainda mais interessante, já que são várias as cenas em que ela surge cortando e costurando ou menciona peças ou estilistas icônicos do período. 

Sira em suas atividades no ateliê.
Outro destaque da série são os figurinos de Rosalinda Fox, uma rica inglesa que se torna amiga de Sira. Por seu status social, esta personagem frequenta várias festas, o que nós dá a oportunidade de conferir vestidos de baile.
Rosalynda Fox e Sira.

Gostou ?

Bom, é isso! Espero que tenham gostado dos meus prints 😁 e que assistam as séries e me contem nos comentários!


You May Also Like

0 comentários

Instagram

- Todos os direitos reservados a Katiúcia de Sousa Silva - Por favor, não copiar o conteúdo desta página sem mencionar a autoria.